sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FINALISTA DO CONCURSO DE REDAÇÃO NA ESCOLA

NOME: ELIZEU BARBOSA DE SANTANA FILHO                               
SÉRIE: 1º E                        TURNO: MANHà               
PROFª.: ELIANA   SANTIAGO    
TIPOLOGIA TEXTUAL:  NARRAÇÃO    

UM SEQUESTRO RELÂMPAGO   

    Renato, um homem dono de uma rica empresa, tem um filho de dez anos que se chama Júnior. Desde muito cedo perdeu a mãe por uma doença; porém antes de morrer, ela chamou o filho e disse:
    _Meu filho, tive uma premunição, acho que você vai ser sequestrado. Não sei se isso vai acontecer, mas é melhor se previnir.  Preparei uma mala preta, onde guardo 500 mil dólares falsos para pagar seu resgate que mudará sua vida.
           O menino quase chorando pergunta:
    _ Por que não dinheiro de verdade?
    _Meu filho não devemos dar dinheiro de verdade para bandidos. Então, quase sem ar, termina:
    _Existe outra mala de dinheiro, que mesmo sendo da família, você terá fazer cari..., a mulher não consegue mais falar e morre.
    Renato, com a ausência da mulher, passa a criar Júnior.Todos os dias ele sai cedo a trabalho, porém Júnior fica em casa com Lúcia, a empregada que gosta muito dele e, aliás, é muito linda. Desde  muito tempo ela era a maior e mais fiel amiga da mulher de Renato. A mãe de Júnior, já sabendo que morreria, falara para empregada que era melhor entregar seu marido e seu filho para ela do que para outtras mulheres, pois ela provara que era mesmo fiel.
    Júnior, depois de tomar o café da manhã, sai para a escola. Lá, observa algo estranho. Seu pai, na empresa e a empregada, em casa, sentem um aperto no coração. Júnior, ao caminhar, percebe o movimento de dois bandidos, que já sabendo da riqueza do menino, o sequestram colocando alguma coisa no seu nariz para ficar desacordado. Eles levam o menino para o carro e saem. Depois de algumas horas, o menino acorda em um lugar estranho, que mais parecia estar em uma casa abandonada em uma vila.
    Passado 24 horas, um dos sequestradores recortam palavras de jornal e cola numa folha. O bilhete dizia: “Seu filho está em nosso poder, se quiser o menino de volta, siga às instruções. Ponha 500 mil dólares numa mala preta e deixe atrás da estação de trem, às 10h e 50m. Se ficar alguém vigiando, o menino morre!”
           Depois de cortar as palavras dos jornais, os sequestradores fazem do garoto um lixo e jogam alguns papéis nele, alguns caem no bolso. Renato, já preocupado, recebe o bilhete e ao ler, fica pensando como vai livrar o filho. A empregada, vai até o quarto de sua amiga e fica pensativa.
             Antes de morrer, sua amiga fala com o filho  e grava a conversa. A empregada ao pensar, senta-se na cama e quase caindo, segura o gravador e aperta o botão sem querer. Ao ouvir, ela faz o que a amiga mandou.
    Lúcia vai até o lugar indicado pelos bandidos  e deixa a maleta de dinheiro falso na estação de trem, sem que Renato saiba e liga para a polícia. Ela espera Júnior com os bandidos. Eles pegam a mala, não abrem, pois têm pressa para fugir. Mas a polícia, que estava escondida por perto, consegue pegar os sequestra dores.
    Renato foi chamado para reencontrar seu filho e chora de emoção. Logo depois, agradece Lúcia pelo que fez e acaba beijando-a na boca sem querer. Lúcia, sem saber o que fazer, beija-o também. Júnior ao ver, fica feliz e aceita o romance dos dois.
    Em casa, Júnior coloca a mão no bolso e lá estava um pedaço de jornal que tinha as sílabas: DADE. O menino lembra da metade da palavra dita pela mãe e junta formando a palavra CARIDADE. A partir deste dia, passou a fazer o que a mãe pediu e se tornou uma pessoa muito querida por todos. Renato, Lúcia e Júnior formaram uma família feliz.


NOME: MARIA CARINA GOMES DOS SANTOS                
SÉRIE: 2º A                  TURNO: TARDE
PROFª.: ELIANA  SANTIAGO
TIPOLOGIA TEXTUAL: ARGUMENTAÇÃO


É PRECISO VOTAR COM LIBERDADE E CONSCIÊNCIA


    Votar é um direito do cidadão, assim temos a oportunidade de escolhermos nossos representantes em defesa das nossas reivindicações. Mas, para isso, é preciso avaliar as propostas, o passado e as reais intenções do candidato. O voto consciente nos dará novas expectativas de melhoria de vida.  
Assistência à saúde e educação, lazer, segurança, emprego e renda estão precários. Isto se deve ao mau empreendimento dos recursos públicos. As pessoas que deveriam nos proporcionar melhor qualidade de vida, pegam para si o que é do povo, não priorizam o bem comum.  
    A política em nosso país, ao longo da história, tem sido vista com maus olhos. Política virou sinônimo de roubo e corrupção. Infelizmente, os eleitores estão contribuindo com esta situação lamentável, pois muitos vedem seu voto ou votam em branco. Votar em branco é uma forma de protestar, mas está dando a oportunidade de outra pessoa escolher por você.
    Portanto, é preciso votar consciente para escolhermos o melhor representante do povo. Contribua para a melhoria da sociedade. Mude esse país chamado Brasil.


NOME: BIA MARIA CARNEIRO DE ANDRADE               
SÉRIE: 3º A    TURNO: MANHÃ
PROF.: JONSON  COSTA
TIPOLOGIA TEXTUAL: ARGUMENTAÇÃO

DROGAS: UMA FATOR DE RISCO EM NOSSO MUNICÍPIO

    Há anos o Brasil vem enfrentando um dos maiores problemas sociais: as drogas. Isso tem gerado violência e destruição por causa da sua dependência que, consequentemente, causa a desagregação das famílias e a desestruturação social.
    As drogas causam grandes danos à saúde. As pessoas que se tornam dependentes químicos sofrem com os distúrbios físicos, mentais e sociais. Hoje em dia, o crack mata mais do que o câncer, um a cada três usuários morrem a cada cinco anos. É realmente, uma grande preocupação.
No nosso município é comum o uso de maconha, cocaína, crack e até heroína. Essas drogas são ilícitas, mas facilmente acessíveis.  Os cigarros e bebidas alcoólicas, apesar de serem socialmente permitidas também são muito prejudiciais aos usuários e às pessoas com quem eles convivem.
Os usuários de drogas são depressivos e problemáticos, não sabem enfrentar os problemas do cotidiano e procuram a distração, muitas vezes, em um caminho sem volta. Infelizmente, quase sempre, o fim dessas pessoas que se tornam dependentes, é a morte. Mas, a família e a escola podem ajudar os jovens a superarem esse momento difícil de suas vidas.
O que se passa na mente de um dependente químico? O que pode ser feito para acabar com essa dependência? Será que essas pessoas não sabem que estão destruindo sua própria vida?
Por isso, é preciso que haja uma conscientização não só, em nosso município, mas em todo país. São necessárias clínicas de reabilitação para amenizar esse problema devastador, mais formas de prevenção e proibição rigorosa do tráfico de drogas, pois tanta delinquência não pode ser liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário