terça-feira, 26 de abril de 2011

A BIBLIOTECA COMO CASA DO ESPÍRITO

A biblioteca constitui um dos mais poderosos meios de que o homem civilizado dispõe para preservar a memória científica e artística. Representa a culminação a descoberta mais revolucionária da capacidade humana, a escrita, mormente aquela consubstanciada na utilização do alfabeto fonético.
A biblioteca hoje se assemelha a uma casa do saber, pois é frequentada pelos amigos do livro. Compara-se também a uma feira de diversão, pois o livro serve tanto para instruir, como para agradar e ser fonte de prazer.
A biblioteca pode ser estática ou dinâmica. Estática quando se caracteriza pela simples organização e exposição das obras. Enquanto o livro repousa na estante, a obra praticamente ainda não existe. É causa potencial de experiência. A experiência verdadeira surge com a leitura. Somente com a leitura é que a obra se torna conhecida, ganha existência. Cada leitura corresponde a um (re)nascimento da obra. Por isso é que a biblioteca efetivamente viva é a dinâmica, ativada pelo número de visitas e consultas. (Fábio Lucas _ escritor e membro da Academia Paulista de Letras).
Em Itarema dispomos de três bibliotecas: a Biblioteca Municipal Professora Rita Nilce V. Amorim, a Biblioteca Comunitária João Rodrigues de Mattos e a Biblioteca Pe Aristides Andrade Sales para atender à demanda dos estudiosos, pesquisadores ou daqueles que se dedicam ao prazer da leitura. O Centro de Multimeios desta escola também possui um bom acervo de livros. Então, o que está esperando para ir ao encontro dos livros, ampliar a sua visão de mundo e elevar o seu nível cultural.
“A prática da leitura, na sociedade brasileira, significa emancipação definitiva do país, pois é o alicerce da consciência crítica de que se necessita. A leitura deve entrar no cotidiano do brasileiro como atividade deleitosa e instrutiva”. (Professor Mattos _ Centro de Multimeios _ LAB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário