OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Professores e alunos, participem da segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro que está sendo realizada nas Escolas Públicas de todo o país. Esta ação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social (FIS) em parceria com CENPEC – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
Com o objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, o programa desenvolve ações de formação de professores, contribuindo na ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino, principalmente, da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia crônicas e artigos de opinião elaborados pelos alunos.
Neste ano, participarão do concurso alunos e professores do Ensino Médio, de acordo com as seguintes categorias:
_ Crônica
1° ano (EM)
_ Artigo de Opinião
2º e 3° anos (EM)
O tema da Olimpíada é “O lugar onde vivo”. Em sala de aula, serão realizadas oficinas de estudo do gênero, produção, seleção e aprimoramento dos textos. Para isso, será disponibilizado material de apoio, como: livros, CDs, coletânea de textos, entre outros.
Vale lembrar que, em 2008, a EEM Luzia Araújo Barros participou da sua primeira edição, ocasião em que a professora Lucineide Brandão e o aluno Francisco Diógenes dos Santos, do 2º ano, chegaram à terceira etapa (regional), em São Paulo. Este com o artigo de opinião “Viveiros de camarões, ameaça aos manguezais”. Aquela com o Relato de Experiência, sendo considerada uma das melhores educadoras de Língua Portuguesa do país. Isso é mais um incentivo a participarmos ativamente de todas as oficinas e etapas desta Olimpíada.
Portanto, mais que um concurso, é uma oportunidade de aprimorarmos nossas habilidades de leitura e escrita. Pois, permite o contato efetivo com o gênero (artigo de opinião ou crônica) e, consequentemente, o reconhecimento de suas características, estilos de produção e função social. Além disso, contribui significativamente para que nos tornemos cidadãos mais bem preparados e atuantes na sociedade.
Por fim, desejo a todos um ótimo trabalho!
(Renato Rodrigues- PCA de Linguagens e Códigos)
RELATO DE EXPERIÊNCIA
No intuito de colaborar com a melhoria do processo de leitura e escrita dos alunos da EEM Luzia Araújo Barros; participei, juntamente com todos os meus alunos, da Olimpíada de Língua Portuguesa 2008. Foi desenvolvido, na sala de aula, um trabalho sistematizado, seguindo a seqüência didática proposta pela Olimpíada.
Essa prática favoreceu o aperfeiçoamento da linguagem oral e escrita porque motivou o educando a ler e escrever com mais frequência, interagir no ambiente sócio-educativo e ter um outro olhar sobre a realidade em que está inserido, com uma perspectiva de transformação social.
Fiquei muito feliz quando soube que o texto do aluno Francisco Diógenes dos Santos, do 2º ano, tinha sido selecionado e nós iríamos para São Paulo representando o estado do Ceará. Isso provou que o trabalho desenvolvido nesta escola estava tendo ótimos resultados.
A experiência em São Paulo foi maravilhosa, participamos de oficinas de leitura e escrita, vivenciamos várias experiências pedagógicas, conhecemos pessoas de todos os estados brasileiros, fizemos um passeio turístico na capital de São Paulo e visitamos os principais pontos culturais como o Museu da Língua Portuguesa e o Teatro Abril.
Espero que neste ano mais um aluno desta escola seja selecionado para que, novamente, a EEM Luzia Araújo Barros seja reconhecida e possa representar o nosso estado no sul ou sudeste.
Professores e alunos, “mãos à obra”! Com esforço e dedicação alcançamos os nossos objetivos.
(Professora Lucineide Brandão – Centro de Multimeios)
Professores e alunos, participem da segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro que está sendo realizada nas Escolas Públicas de todo o país. Esta ação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social (FIS) em parceria com CENPEC – Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
Com o objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, o programa desenvolve ações de formação de professores, contribuindo na ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino, principalmente, da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia crônicas e artigos de opinião elaborados pelos alunos.
Neste ano, participarão do concurso alunos e professores do Ensino Médio, de acordo com as seguintes categorias:
_ Crônica
1° ano (EM)
_ Artigo de Opinião
2º e 3° anos (EM)
O tema da Olimpíada é “O lugar onde vivo”. Em sala de aula, serão realizadas oficinas de estudo do gênero, produção, seleção e aprimoramento dos textos. Para isso, será disponibilizado material de apoio, como: livros, CDs, coletânea de textos, entre outros.
Vale lembrar que, em 2008, a EEM Luzia Araújo Barros participou da sua primeira edição, ocasião em que a professora Lucineide Brandão e o aluno Francisco Diógenes dos Santos, do 2º ano, chegaram à terceira etapa (regional), em São Paulo. Este com o artigo de opinião “Viveiros de camarões, ameaça aos manguezais”. Aquela com o Relato de Experiência, sendo considerada uma das melhores educadoras de Língua Portuguesa do país. Isso é mais um incentivo a participarmos ativamente de todas as oficinas e etapas desta Olimpíada.
Portanto, mais que um concurso, é uma oportunidade de aprimorarmos nossas habilidades de leitura e escrita. Pois, permite o contato efetivo com o gênero (artigo de opinião ou crônica) e, consequentemente, o reconhecimento de suas características, estilos de produção e função social. Além disso, contribui significativamente para que nos tornemos cidadãos mais bem preparados e atuantes na sociedade.
Por fim, desejo a todos um ótimo trabalho!
(Renato Rodrigues- PCA de Linguagens e Códigos)
RELATO DE EXPERIÊNCIA
No intuito de colaborar com a melhoria do processo de leitura e escrita dos alunos da EEM Luzia Araújo Barros; participei, juntamente com todos os meus alunos, da Olimpíada de Língua Portuguesa 2008. Foi desenvolvido, na sala de aula, um trabalho sistematizado, seguindo a seqüência didática proposta pela Olimpíada.
Essa prática favoreceu o aperfeiçoamento da linguagem oral e escrita porque motivou o educando a ler e escrever com mais frequência, interagir no ambiente sócio-educativo e ter um outro olhar sobre a realidade em que está inserido, com uma perspectiva de transformação social.
Fiquei muito feliz quando soube que o texto do aluno Francisco Diógenes dos Santos, do 2º ano, tinha sido selecionado e nós iríamos para São Paulo representando o estado do Ceará. Isso provou que o trabalho desenvolvido nesta escola estava tendo ótimos resultados.
A experiência em São Paulo foi maravilhosa, participamos de oficinas de leitura e escrita, vivenciamos várias experiências pedagógicas, conhecemos pessoas de todos os estados brasileiros, fizemos um passeio turístico na capital de São Paulo e visitamos os principais pontos culturais como o Museu da Língua Portuguesa e o Teatro Abril.
Espero que neste ano mais um aluno desta escola seja selecionado para que, novamente, a EEM Luzia Araújo Barros seja reconhecida e possa representar o nosso estado no sul ou sudeste.
Professores e alunos, “mãos à obra”! Com esforço e dedicação alcançamos os nossos objetivos.
(Professora Lucineide Brandão – Centro de Multimeios)
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